tecnologias essenciais

Quais as competências em tecnologia que serão essenciais em breve

Hoje em dia, para estar preparado para o mercado de trabalho, não é necessário apenas dominar um aspecto importante da sua área, mas também diferentes aspectos de sua área, além de algumas competências em tecnologia.

Tecnologia ao nosso alcance

É praticamente impossível viver no mundo atual sem tecnologia. Afinal, é com ela que podemos nos manter informados cada vez mais rápido, sempre antenados em tudo o que está acontecendo nas nossas cidades, no país e no mundo. Além de sempre estar atentos em novas oportunidades de trabalho e sobre as novidades do mundo da tecnologia.

Tecnologia e o mercado de trabalho

Com o avanço da tecnologia, ela começou a ser usada cada vez mais não só pelas pessoas por motivos pessoais, seja para jogar, para ler, entre outras coisas; mas cada vez mais para aperfeiçoar quem ainda está no mercado de trabalho.

Desde o início a tecnologia foi desenvolvida para trazer mais novidades para o mercado de trabalho, facilitando assim a vida de quem trabalha com tecnologia, ou para quem depende dela de alguma maneira.

Hoje em dia, é praticamente impossível você estar em um emprego que não requer o mínimo de conhecimento de um pacote Office, por exemplo.

Antigamente, saber usar o Excel já era um grande diferencial, mas hoje saber o mínimo do pacote Office é mera obrigação.

É difícil conseguir enxergar algum tipo de barreira entre o mundo virtual e o físico. Por isso a importância de estar sempre antenado nas novidades, pois dessa forma é possível que você consiga impressionar os recrutadores e se destaque no mercado de trabalho.

Competências importantes para o mundo digital

Devido à grande procura e à facilidade que a tecnologia nos traz, seja no trabalho, em casa ou nos estudos, foram criadas diferentes competências pelo mundo digital que, com certeza, farão parte de uma grande expectativa dos recrutadores em um futuro próximo.

Por isso, fizemos uma lista de algumas competências para que você fique sabendo sobre todas essas novidades.

Programação

Saber como funciona uma máquina é importante, mas ter ao menos uma noção de programação, do mecanismo de como funcionam os computadores, com certeza se tornará um grande diferencial.

Para isso, será necessário ter conhecimento de como escrever programas, entender toda a linguagem de programação, que claro, não é igual a linguagem que usamos no nosso dia a dia.

1.      Dispositivos móveis

Quem não sabe como funciona um smartphone? Aliás, qualquer criança sabe como funciona um smartphone. Mas, na verdade, nós apenas usamos cerca de 5% a 10% das funções que os smartphones nos oferecem.

Por isso, em um futuro próximo, a intenção é de que seja necessário que nos apropriemos cada vez mais sobre o que os nossos aparelhos nos reservam.

2.      Cultura Digital

O mundo da tecnologia é bastante amplo. Para que possamos usá-lo bem, é necessário que saibamos pesquisar para que assim possamos conhecê-lo e entendê-lo melhor.

A cultura digital é exatamente isso, é saber onde encontrar as ferramentas e os sistemas que podem fazer cumprir algum tipo de tarefa de que você necessita. Pode ter certeza de que isso será uma competência cada vez mais exigida no mercado.

3.      Nuvem e cibersegurança

Para que as empresas não percam documentos e contratos importantes, elas estão cada vez mais investindo em programação em nuvem, pois assim é possível guardar as informações, mesmo que ocorra algum outro tipo de problema.

Com isso, vem a questão da cibersegurança, pois para colocar algo em nuvem é preciso que esse documento ou dado esteja protegido de alguma forma.

Assim, podemos concluir que os recrutadores estarão sempre dispostos a ter pessoas que entendam do assunto.

4.      Análise de dados

Quem entende de análise de dados com certeza vai conseguir se colocar bem no mercado, uma vez que existe uma preocupação cada vez maior com a gestão do que nós chamamos de “big data”.