inteligência emocional

Sinais que mostram que você tem inteligência emocional

Ser inteligente não significa que você é um génio com um quociente de inteligência (conhecido como QI) que rebenta a escala. Ser inteligente envolve viver bem e saber contornar as adversidades da vida.

A inteligência emocional (IE) caracteriza-se por ter a capacidade de identificar e gerir as próprias emoções e a dos outros, estando na base do sucesso pessoal e profissional.

Fique a saber se tem inteligência emocional através dos seguintes sinais:

1 – Não é perfecionista

Ser perfecionista atrapalha no cumprimento de tarefas e objetivos, dificultando a execução de projetos a mais variados níveis, em busca de solução perfeitas que não existem. As pessoas que possuem IE sabem que a perfeição não existe e lidam bem com os erros que cometerem, procurando sempre aprender com eles.

2 – Sabe separar trabalho de lazer

Trabalhar horas a fio e não cuidar de si só traz problemas de saúde e estresse sem necessidade. Quem tem inteligência emocional sabe definir limites e separar o trabalho do lazer.

3 – Não tem medo de mudanças e aproveita-as em benefício próprio

Mudar é sempre uma aventura, mas quem possui IE sabe lidar com as mudanças e aproveitam-nas ao máximo a seu favor.

4 – Mantem o foco

Só as pessoas com inteligência emocional elevada têm a capacidade de se concentrar nas tarefas que estão a executar sem se distraírem com o que as rodeia.

5 – É simpático

A empatia é um dos principais componentes da inteligência emocional, já que demonstra a capacidade da pessoa em se relacionar com as outras, demonstrar compaixão e perder tempo a ajudar os outros.

6 – Reconhece as suas forças e fraquezas

As pessoas que possuem este tipo de inteligência sabem precisamente os seus pontos fracos e fortes, aceitando cada uma das partes.

7 – Sabe motivar-se

Quem frequentemente trabalha e se propõe a atingir determinado objetivo sem esperar uma recompensa no final possui uma elevada IE que se nota, normalmente, desde tenra idade.